segunda-feira, 25 de abril de 2011

" O bom pagador é dono da bolsa alheia "

No mundo atual capitalista que vive de empréstimos, essa frase nos leva a pensar que nem todos as pessoas tem condições de adquirir dinheiro. Essa situação acaba criando uma oposição entre os donos de banco e

trabalho: o que é?

O ser humano trabalha quando cria a vida ou melhora as condições de vida. O trabalho transforma a natureza para obter sustento e bem-estar, criando entre as pessoas as relações sociais que marcam o cotidiano. Às vezes o trabalho é algo forçado, um esforço obrigatório. Isso pode ser percebido na origem da palavra trabalho, que vem do latim tripallium, o nome de um instrumento com o qual se castigavam os escravos no tempo do Império Romano.
As transformações do mundo do trabalho - desde o artesanato até o trabalho industrial com grandes máquinas - bem como suas relações com as mudanças sociais na família, na cultura e na política constituem objeto de permanente interesse desta área do conhecimento.

* O que chamamos de trabalho hoje?
É o esforço do ser humano para sobreviver, ou seja, um modo de sobrevivência.
A atividade produtiva assalariada, definindo as pessoas como produtivas (assalariadas) ou improdutivas (crianças, idosos, doentes, aposentados, pensionistas, desempregados).
No nosso ponto de vista, realizar trabalho exige um esforço e é um jeito de sobreviver pois trabalhando conseguimos dinheiro.

segunda-feira, 4 de abril de 2011

copa 2014!

A Copa do Mundo FIFA de 2014 será a 20ª edição do evento e terá como país-anfitrião o Brasil. A competição ocorrerá pela quinta vez na América do Sul, após 36 anos sem sediar. O Brasil é automaticamente o primeiro país classificado a disputar a Copa do Mundo de 2014 por ser o anfitrião do mundial.+
O governo federal assinou termos de compromisso cooperativos com as 12 cidades-sede da Copa 2014, que será realizada no Brasil. Os termos foram firmados para diversas áreas, como mobilidade urbana, infraestrutura urbana e sistema hoteleiro, e somam R$ 19,5 bilhões.

fundamentos da luta de classes


Karl Marx denominou a luta de classes para designar o conflito entre o que consideravam os opressores (burguesia) e os oprimidos (proletariado), consideradas classes opostas e existentes no modo de produção capitalista. A luta de classes tem motivos econômicos, ideológicos e políticos.
A teoria marxista também procura explicar a evolução das relações econômicas nas sociedades humanas ao longo do processo histórico

o que é darwinismo social?

Darwinismo social é a forma como é conhecida a tentativa de se aplicar o darwinismo para sociedades humanas.

A teoria de Charles Darwin foi uma construção de pensamento que explica a diversidade de espécies de seres vivos através da evolução e da seleção natural. No entanto, algumas pessoas acreditavam que a sociedade humana também ocorreria nesses moldes.

No contexto, o Darwinismo Social foi empregado para tentar explicar a pobreza pós-revoução industrial, explicando que os que estavam pobres eram os menos aptos (segundo a teoria de Darwin).