segunda-feira, 25 de abril de 2011

trabalho: o que é?

O ser humano trabalha quando cria a vida ou melhora as condições de vida. O trabalho transforma a natureza para obter sustento e bem-estar, criando entre as pessoas as relações sociais que marcam o cotidiano. Às vezes o trabalho é algo forçado, um esforço obrigatório. Isso pode ser percebido na origem da palavra trabalho, que vem do latim tripallium, o nome de um instrumento com o qual se castigavam os escravos no tempo do Império Romano.
As transformações do mundo do trabalho - desde o artesanato até o trabalho industrial com grandes máquinas - bem como suas relações com as mudanças sociais na família, na cultura e na política constituem objeto de permanente interesse desta área do conhecimento.

* O que chamamos de trabalho hoje?
É o esforço do ser humano para sobreviver, ou seja, um modo de sobrevivência.
A atividade produtiva assalariada, definindo as pessoas como produtivas (assalariadas) ou improdutivas (crianças, idosos, doentes, aposentados, pensionistas, desempregados).
No nosso ponto de vista, realizar trabalho exige um esforço e é um jeito de sobreviver pois trabalhando conseguimos dinheiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário